Febre amarela: saiba quem precisa se vacinar após casos da doença serem registrados em Goiás
Estado confirmou casos em Abadia de Goiás e Guapó. Estado não registrava a doença há 8 anos.
Depois de oito anos sem registros, Goiás confirmou dois casos de febre amarela em macacos neste ano — um em Abadia de Goiás e outro em Guapó. O último caso da doença em humanos no estado foi registrado em 2017.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que equipes foram mobilizadas para orientar a população, monitorar a circulação do vírus e intensificar a vacinação nas regiões afetadas. Especialistas reforçam que a situação não é de surto, já que a doença é cíclica e costuma reaparecer a cada 5 a 7 anos.
Quem transmite o vírus
A subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explicou que os macacos não transmitem a febre amarela.
Como deve ser a vacinação
Flúvia também destacou a importância da vacinação, especialmente entre as crianças.
A vacina deve ser aplicada em crianças com 9 meses (primeira dose) e novamente aos 4 anos (segunda dose). Os adultos precisam ter pelo menos uma dose ao longo da vida para estarem protegidos.”, explicou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a cobertura vacinal em Goiás está em cerca de 70%, quando o ideal seria de 90%. O objetivo agora é ampliar a proteção da população, especialmente das crianças, que são mais vulneráveis.
Em entrevista à TV Anhanguera, a secretária de Saúde de Abadia de Goiás, Caroline Rodrigues, disse que o município reforçou a conscientização sobre a vacina e recomenda cuidados para quem precisa circular em áreas de mata, como o uso de roupas compridas e repelentes.
Quem deve se vacinar
- Crianças: 1ª dose aos 9 meses e 2ª dose aos 4 anos.
- Adultos: até 59 anos (quem já tomou ao menos uma dose ao longo da vida está protegido).
- Pessoas acima dessa faixa etária só devem se vacinar com recomendação médica.
Onde se vacinar
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a definição dos locais de vacinação é feita por cada município. Assim, moradores devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade — como Goiânia, Abadia de Goiás e Guapó — para confirmar os postos disponíveis e horários de atendimento.
Fonte: G1 Goiás.
Foto: G1.