Conselho Municipal de Turismo de Goiânia discute projeto Turismo Gastronômico Social
Projeto tem como objetivo oferecer experiências gastronômicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), mediou o Conselho Nacional de Turismo. O momento solene aconteceu com o apoio do Shopping Estação Goiânia, e contou com a presença do prefeito Sandro Mabel. Durante o Conselho, foram discutidos caminhos para alavancar o turismo em Goiânia. Entre eles, o projeto Turismo Gastronômico Social, que tem com o objetivo de proporcionar experiências de cultura, lazer e inclusão a pessoas em situação de vulnerabilidade social
De acordo com Nárcia Kelly, presidente do GoiâniaTur, o projeto nasceu da parceria com o restaurante Medellin, que sediou a primeira edição do evento no Dia dos Pais. No evento, o restaurante recebeu 20 pais de origem humilde para desfrutar de um almoço com entrada, prato principal e sobremesa. A próxima edição deve acontecer em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças.
“A gente quer abraçar vários grupos vulneráveis para que eles tenham também acesso a esses restaurantes. Também temos a ambição de proporcionar isso para Pessoas com Deficiência (PCD’s)”, declara Nárcia Kelly.
Neste Conselho Municipal de Turismo, estiveram presentes autoridades da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindbares. Além disso, o projeto conta com o apoio da Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).
A presidente da GoiâniaTur ainda ressalta a importância de tornar a gastronomia uma ferramenta de inclusão. “Goiânia é a ‘capital da boa mesa’, e acreditamos que todos devem ter acesso a essa vivência. O Turismo Gastronômico Social é uma forma de garantir que todos possam sentar à mesa, compartilhar histórias e desfrutar do que temos de melhor, nossa comida e nosso afeto”, destacou.
Fonte: O Hoje.com.
Foto: Eduarda Leite / O Hoje.com.