Internacionais

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

O ex-primeiro-ministro italiano estava internado no Hospital San Raffaele, em Milão, desde o último dia 9 de junho, com problemas cardíacos e dificuldade respiratória em meio à sua batalha contra a leucemia.

Berlusconi foi premiê da Itália em três ocasiões: de 1994 a 1995, de 2001 a 2006 e de 2008 a 2011, tendo sido forçado a renunciar ao cargo em seu último mandato devido a uma grave crise econômica que assolou o país.

A trajetória de Berlusconi é marcada por polêmicas. O líder foi condenado por sonegação e fraude em 2012 e prestou serviços comunitários em Milão como parte da pena. Além disso, o político passou um período inelegível.

Posteriormente, ele conquistou um cargo no parlamento europeu e, em 2022, foi eleito senador em meio ao retorno de seu partido ao poder em coalizão com outros líderes.

Recentemente, o empresário gerou burburinho ao criticar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e enaltecer sua amizade de longa data com o líder russo, Vladimir Putin.

O bilionário – conhecido por seu estilo de vida extravagante – sofreu uma série de problemas de saúde nos últimos anos e chegou a ser hospitalizado com COVID-19 em setembro de 2020 em decorrência de complicações da doença, as quais persistiram até sua morte.

A saúde fragilizada do magnata foi comunicada ao público em 2021, quando ele estava sendo julgado por ter subornado testemunhas durante um processo de abuso sexual movido contra ele em 2015. Na ocasião, uma promotora italiana afirmou que a ação deveria ser anulada devido às condições médicas de Berlusconi.

Ele deixa cinco filhos.

Por BANG Showbiz

Foto: BANG Showbiz

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *