Dentro das lojas do Magazine Luiza, idosos são o foco para a oferta de empréstimos consignados
Denúncia aponta que funcionários da LuizaCred eram orientados a “aproveitar” a presença de aposentados nas lojas da varejista
A presença de idosos nas unidades da Magazine Luiza seria considerada uma oportunidade para oferecer serviços financeiros da LuizaCred, braço financeiro da varejista. Segundo denúncia apresentada ao Ministério Público do Trabalho de São Paulo, havia instruções para abordar aposentados, mesmo que eles não demonstrassem interesse em produtos como crédito consignado e seguros.
“Explorem 100% dos clientes aposentados que estiverem na loja, não esperem que eles procurem a LuizaCred, vão até eles e vendam o consignado”, diz um panfleto anexado à denúncia.
De acordo com a acusação, “os manuais de vendas da LuizaCred sugerem que as lojas da varejista funcionam como verdadeiras armadilhas para idosos”.
Funcionários ouvidos pelo Metrópoles confirmaram as orientações e relataram a pressão constante para atingir metas na venda de cartões de crédito, seguros e pacotes de serviços financeiros.
“Cliente sentou à mesa? Ofereça o combo; cliente está no caixa? Ofereça o combo; cliente está no salão de vendas? Ofereça o combo”, destaca outro material incluído na denúncia.
As ligações telefônicas também são citadas como uma estratégia central. “Telemarketing é a chave para o sucesso”, afirma outro documento.
Manobra trabalhista
A denúncia também aponta, como reportado pelo Metrópoles, que os funcionários da LuizaCred oferecem, dentro das lojas da varejista, serviços típicos de bancos tradicionais. Contudo, são registrados como vendedores do Magazine Luiza, enquadrados na categoria de comerciários do varejo, e não como bancários ou financiários. Essas categorias possuem salários mais altos e jornadas de trabalho reduzidas.
O documento também menciona diversas decisões judiciais, apenas no estado de São Paulo, reconhecendo irregularidades na contratação dos funcionários da LuizaCred. Em algumas dessas ações, a empresa foi condenada a pagar encargos e benefícios equivalentes aos direitos das categorias de financiários e bancários para empregados da LuizaCred registrados como vendedores da varejista.
Posicionamento da Magazine Luiza
Ao ser questionada sobre as orientações relatadas na denúncia, a Magazine Luiza não havia se manifestado até o momento da publicação desta matéria. O texto será atualizado assim que houver resposta.
Em relação à suposta manobra para evitar o reconhecimento de direitos trabalhistas, a Magazine Luiza informou que a LuizaCred “atua em total conformidade com a legislação trabalhista vigente e com todos os parâmetros legais estabelecidos pelo Banco Central do Brasil”.
Sobre a denúncia protocolada no Ministério Público do Trabalho de São Paulo, a empresa afirmou que “não foi formalmente notificada”. “Reiteramos nosso compromisso com a transparência e o cumprimento das normas legais em todas as nossas operações”, concluiu a nota.
Editorial Caldas Noticias