Fé, Tradição e Renovação Espiritual: Semana Santa mobiliza fiéis em Caldas Novas
Paróquia Divino Pai Eterno prepara extensa programação litúrgica para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
A Paróquia Divino Pai Eterno convida toda a comunidade para vivenciar, com profundidade e espiritualidade, a Semana Santa de 2025. Com o lema bíblico “Tendo amado os seus, amou-os até o fim” (João 13,1), a celebração cristã mais importante do calendário litúrgico promete momentos de oração, reflexão e renovação da fé.
A programação, cuidadosamente preparada, começa nesta segunda-feira, 14 de abril, e se estende até o Domingo de Páscoa, 20 de abril. Durante toda a semana, procissões, missas, momentos devocionais e celebrações especiais conduzem os fiéis a uma jornada espiritual que culmina na comemoração da Ressurreição de Cristo.
Tradições que emocionam
Um dos destaques dos primeiros dias é a Procissão da Penitência, realizada nas madrugadas de segunda a quarta-feira, sempre às 5h30. Ainda na segunda-feira, às 19h30, será celebrado o Ofício das Trevas, liturgia marcada por simbolismos profundos e silenciosa contemplação.
Na terça-feira (15), às 19h30, os fiéis participam da tradicional Procissão do Fogaréu, que remonta à perseguição a Jesus na noite em que foi preso, proporcionando uma experiência de fé e história. Na quarta-feira (16), também às 19h30, ocorre a Procissão do Encontro, quando as imagens de Jesus e Nossa Senhora se encontram, simbolizando a dor da Mãe e o caminho do Filho para o Calvário.
Tríduo Pascal: o ápice da fé cristã
A partir da quinta-feira, 17 de abril, tem início o Tríduo Pascal — centro da fé cristã. Pela manhã, às 9h, será celebrada a Missa do Crisma, na Catedral de Ipamerí. À noite, às 19h30, a Solene Missa da Ceia do Senhor marca o início das celebrações do mistério pascal, seguida por um momento de Adoração Eucarística que se estende até a tarde da sexta-feira.
Na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a programação começa com confissões às 7h e segue com a Via-Sacra às 8h na Comunidade Verbo Divino. Às 15h, a comunidade se reúne para a Celebração da Paixão do Senhor, e às 19h30, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Solene Procissão finalizam um dos dias mais intensos da fé católica.
Silêncio e ressurreição
O Sábado Santo, 19 de abril, é vivido em clima de recolhimento. À noite, às 19h30, acontece a Vigília Pascal, considerada a “mãe de todas as celebrações”, com a bênção do fogo novo, proclamação da Páscoa e renovação das promessas batismais.
No Domingo de Páscoa, 20 de abril, a Igreja celebra com júbilo a vitória da vida sobre a morte. A programação inclui missas e celebrações em diversas comunidades da paróquia, iniciando às 8h nas comunidades São João Evangelista e Verbo Divino, e encerrando com a missa das 19h30 na Matriz Divino Pai Eterno.
Convite à vivência da fé
A Paróquia Divino Pai Eterno reforça o convite para que toda a população de Caldas Novas e visitantes se unam nestes dias de profunda fé e renovação. “É um tempo de reencontro com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Um convite à conversão e à esperança que brota da cruz e da ressurreição”, destaca a equipe pastoral da paróquia.
Para mais informações, os fiéis podem acompanhar os canais oficiais da Paróquia Divino Pai Eterno e se programar para participar das celebrações.
Fonte: Paróquia Divino Pai Eterno.
Fotos: Reprodução.