Agronegócio

Guerra entre Israel e Hamas pode afetar preços de grãos e fertilizantes

Analistas da consultoria Hedgepoint e do Itaú BBA apontam riscos desde fuga de capitais de ativos de risco até eventuais efeitos de uma alta nos preços do petróleo

A guerra entre Israel e o grupo armado Hamas pode ter reflexos para os preços dos grãos no mercado internacional, e ainda pode resultar em valorização nos preços dos fertilizantes, conforme apontam análises da Hedgepoint Global Markets e do Itaú BBA.

“As formas pelas quais a escalada do conflito pode afetar o mercado de grãos são muitas e podem variar dependendo dos acontecimentos das próximas semanas”, destacou a consultoria, em relatório.

A Hedgepoint diz que o aumento das tensões no Oriente Médio sempre leva a alguma aversão ao risco em todo o mundo e, portanto, a uma fuga de capital de ativos considerados mais arriscados, como as commodities agrícolas.

Em busca de ativos considerados mais seguros em momentos de tensão geopolítica, agentes de mercado migram, por exemplo, para investimentos como o dólar. E, como a procura pela moeda americana aumenta, ela tende a se valorizar.

“Um dólar mais forte também tende a ser um fator de queda para os preços de commodities, uma vez que torna as exportações dos EUA mais caras, e muitas das principais bolsas de commodities estão baseadas no país. Isso é especialmente verdadeiro no caso da soja, que é um mercado mais orientado para exportação nos EUA, competindo com outro país que é forte nas vendas externas, o Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *