‘Lula, carnaval e polêmica’: como imprensa internacional noticiou homenagem de escola de samba ao presidente
O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no carnaval do Rio de Janeiro foi destaque em alguns veículos internacionais nesta segunda-feira (16/2).
A apresentação aconteceu na noite de domingo no sambódromo da Sapucaí. Lula esteve presente e assistiu ao espetáculo de um dos camarotes, mas não participou do desfile — em meio a receios do governo e do Partido dos Trabalhadores de riscos de crime eleitoral durante o evento, o que poderia levar a punições futuras à esperada candidatura à reeleição do presidente.

Em artigo intitulado “Lula, carnaval e polêmica”, o jornal argentino Clarín destacou que a homenagem da Acadêmicos de Niterói no carnaval foi “criticada pela oposição como propaganda eleitoral em um ano em que o presidente do Brasil busca a reeleição”.
A homenagem gerou acusações de campanha eleitoral antecipada por parlamentares bolsonaristas, além de críticas sobre o uso de dinheiro público para financiar a escola — o valor recebido do governo federal (R$ 1 milhão) foi o mesmo destinado às outras doze agremiações do grupo especial do Rio.
“Os ensaios públicos do desfile geraram polêmica ao exibirem imagens satíricas do ex-presidente Jair Bolsonaro em um telão. A oposição denunciou o desfile como um evento de campanha eleitoral meses antes do início oficial da campanha, em agosto, e exigiu cortes no financiamento público da escola de samba.”
O jornal afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por unanimidade pedidos feitos pela oposição para impedir o desfile, mas também destacou que o governo e o PT orientaram apoiadores de Lula para atitudes que possam causar possíveis problemas.
A agência de notícias Associated Press afirma que Lula ganhou “impulso de imagem no Carnaval do Rio” mas também “enfrenta riscos legais”.
“Não é a primeira vez que os desfiles de Carnaval homenageiam Lula, já que progressistas como ele compõem a maioria dos participantes da festa”, afirma o texto.
Fonte: BBC Brasil.

