Avião que explodiu em Ubatuba saiu de Goiás; concessionária cita chuva
Jatinho até tentou pousar em Ubatuba, mas devido ao clima da cidade atrapalhou o pouso
Um acidente com um avião em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, deixou uma pessoa morta nesta quinta-feira, 9, o avião acabou explodindo ao cair. A aeronave, que havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), transportava cinco pessoas e tentou realizar um pouso no aeroporto local. De acordo com a concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto, a chuva na região deixou a pista molhada, dificultando a manobra do piloto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam a bordo: três adultos e duas crianças. Um casal e as duas crianças foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto o piloto, que ficou preso às ferragens, não resistiu e faleceu no local.
O acidente ocorreu próximo a uma pista de skate. Inicialmente, a prefeitura informou oito vítimas, mas corrigiu o número para seis: cinco pessoas que estavam na aeronave e uma mulher que passava pelo local. A mulher, que tentou fugir ao presenciar o acidente, torceu o pé. Às 11h23, foi confirmada a morte do piloto.
A Rede VOA informou que as condições meteorológicas eram desfavoráveis, com chuva e pista escorregadia. A aeronave ultrapassou os limites da pista durante o pouso, atravessando o alambrado da cabeceira 09 e atingindo uma mulher e uma criança que estavam nas proximidades. Apesar do impacto, ambas sobreviveram. Os destroços do avião foram parar na praia do Cruzeiro, à beira-mar.
Leia a íntegra da nota divulgada pela concessionária:
“A Rede VOA confirma o acidente envolvendo a aeronave de prefixo PR-GFS, modelo Cessna Citation 525 CJ1, nas imediações do Aeroporto de Ubatuba, sob a administração da concessionária.
A aeronave partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco ocupantes, e tentou pousar em Ubatuba em condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.
Após o pouso, a aeronave ultrapassou os limites da pista, atravessou o alambrado da cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança, que sobreviveram ao impacto. O SERIPA já foi acionado e está investigando o acidente.
Quatro pessoas foram resgatadas com vida, incluindo um casal e duas crianças. O piloto, que ficou preso às ferragens, não resistiu e faleceu.”
Editorial Caldas Notícias.