Como a crise no preço do ovo pode ser um alerta para uma nova pandemia
A carne já estava com preços proibitivos. Depois, foi a vez do cafezinho de todo dia atingir valores recordes na xícara. Agora, é o preço do ovo que dispara — aumentando até 40% no mercado de atacado no Brasil.
Nos Estados Unidos, onde a crise é ainda mais aguda, padarias e confeitarias estão tendo que adaptar receitas à medida que uma dúzia de ovos chegou a 12 dólares nas prateleiras (o equivalente a mais de 60 reais).
No país ao norte, a escassez do ingrediente nos mercados lembra os tempos de pandemia, quando a “corrida pelo papel higiênico” marcou a busca desenfreada de consumidores por produtos essenciais
A razão pela falta de ovos no mercado, entretanto, é muito mais preocupante do que poderíamos imaginar e levanta um alerta vermelho para tempos que preferiríamos esquecer.
Tudo tem uma relação direta com um surto de gripe aviária no continente americano, que começou a dar seus primeiros sinais em 2022.
Com dificuldades (e talvez um certo descaso) para conter os surtos, ainda que em muitos estados tenham sido tomadas algumas medidas eficazes, o problema tem se intensificado a ponto de se tornar uma possível epidemia, que, por sua vez, pode abrir caminho para uma nova pandemia.
Matéria na integra: Como a crise no preço do ovo pode ser um alerta para uma nova pandemia
Fonte: Nossa Uol.
Foto: Luiz AGNER/IBGE.