Parque Estadual da Serra de Caldas deverá ter administração da iniciativa privada
O Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) deverá passar à administração para a iniciativa privada. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) publicou no Diário Oficial do Estado, na ultima quarta-feira, o aviso de concorrência pública para concessão do parque.
O contrato terá duração de 30 anos e prevê a prestação de serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção da infraestrutura turística do local. O objetivo, segundo a Semad, é ampliar e melhorar a experiência dos visitantes.
Entre as melhorias previstas estão a instalação de portaria, estacionamento, restaurante, a construção de um novo acesso pelo município de Rio Quente, implantação de teleférico, além da manutenção de trilhas, estruturas e monitoramento ambiental.
A concessão abrangerá toda a área do parque, de aproximadamente 12.300 hectares, com exceção das regiões que ainda passam por regularização fundiária. O modelo adotado foi elaborado com base em estudos técnicos, jurídicos e econômico-financeiros conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto também foi debatido em audiências públicas realizadas em Caldas Novas e Rio Quente.
Ainda não há data definida para a abertura da licitação. De acordo com a Semad, o modelo de concessão segue a legislação federal e estadual, já sendo realidade em outras unidades de conservação do Brasil e também em Goiás.
Com a iniciativa, o Estado reforça seu papel de fiscalização e acompanhamento, enquanto a iniciativa privada será responsável pelos investimentos necessários para modernizar e valorizar a experiência turística no PESCAN.
Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás.