Goiás

Caiado destaca resgate da preservação da história goiana

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta sexta-feira (31/10), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, historiadores, pesquisadores, autoridades e representantes de instituições culturais de diversas regiões do país.

O encontro marcou o encerramento do 8º Colóquio de Institutos Históricos Estaduais, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que pela primeira vez realizou o encontro fora do Rio de Janeiro, escolhendo Goiânia como anfitriã.

Durante o seu discurso, o governador ressaltou que Goiás é um estado que cresce, cada vez mais, no setor cultural e na preservação da memória local.

“Na nossa gestão, recriamos a Secretaria da Cultura e passamos a resgatar a credibilidade dos eventos culturais do nosso Estado. Além disso, preservamos nossa história, com o maior conjunto arquitetônico de Art Déco da América Latina aqui na nossa capital”, assegurou.

Caiado destaca resgate da preservação da história goiana
Governador Ronaldo Caiado durante encontro com representantes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Palácio das Esmeraldas (Foto: Lucas Diener)

História goiana

Caiado lembrou que os prédios históricos da Praça Cívica estavam em situação de abandono e foram recuperados pela atual gestão.

“Essa praça estava vivendo um verdadeiro colapso do ponto de vista da degradação dos prédios, totalmente deixados de lado, sem a menor utilização. Como somos apaixonados por Goiás e também pela história do nosso estado, recuperamos todos eles para preservar essa beleza de Goiânia”, completou.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, também destacou o compromisso com a história arquitetônica goiana.

“Graças ao governador, estamos conseguindo realizar esse trabalho de recuperação da nossa história. O restauro dos nossos prédios históricos ficou por muito tempo esquecido, e, hoje, a gente vem conseguindo resgatar. Temos uma preocupação muito grande com o nosso patrimônio material e imaterial”, discursou.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Mendonça, que também é membro do IHGB, destacou a parceria com o Governo de Goiás.

“Sempre tivemos uma relação muito amistosa, muito afetuosa com o governo e uma recepção como essa não tem preço. Todos estão muito felizes com a acolhida. Isso demonstra o nosso diálogo permanente e o respeito que temos pelos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo”.

Colóquio

Criado com o propósito de promover o intercâmbio de experiências, fortalecer redes de pesquisa e debater temas relevantes à historiografia nacional, o 8º Colóquio de Institutos Históricos Estaduais é um evento bienal que reúne representantes de institutos históricos de todo o Brasil. A edição deste ano foi na Casa Rosada de Goiânia, sede do IHGG.

Com o tema “Dom Pedro II e o Brasil: 200 anos”, o colóquio teve como objetivo fomentar a integração entre os institutos históricos estaduais e estimular o diálogo sobre o legado do imperador no bicentenário do país. O ambiente foi marcado por intensas trocas de ideias, reflexões e experiências entre os participantes, fortalecendo os vínculos entre as instituições dedicadas à preservação da memória nacional.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás.

Foto: Agência Cora / Lucas Diener.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *