Saúde

Outubro Rosa: Sesc oferece exames gratuitos em diversas unidades

Pacientes poderão fazer mamografia, ultrassonografia de mamas e papanicolau; veja condições

Até o fim de outubro, o Sesc RJ está oferece gratuitamente exames para a detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. A iniciativa faz parte do movimento Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico dessas neoplasias.

Os exames de mamografia, ultrassonografia de mamas e papanicolau podem ser feitos em diversas clínicas Sesc+Saúde no estado do Rio. Na capital, estão disponíveis nas unidades de Madureira, Ramos, Tijuca. Fora do mês de outubro, os espaços oferecem o serviço por valores populares, entre R$ 10 e R$ 50.

Devido à grande adesão à campanha realizada em 2023, estamos repetindo a ação. Adicionamos a ultrassonografia de mamas, um exame complementar à mamografia, que oportuniza o rastreamento das mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Não podemos admitir a ocorrência de mortes causadas por essas doenças, cujas chances de cura são enormes quando detectadas em estágio inicial – diz Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.

O exame de papanicolau pode ser realizado por mulheres entre 25 e 64 anos. Já a mamografia é aberta para pacientes entre 50 e 69 anos. As idades seguem a recomendação do Ministério da Saúde. Mulheres de outras faixas etárias também poderão ser atendidas, desde que tenham requisição médica. Para a ultrassonografia é exigido o pedido médico ou recomendação da avaliação de enfermagem, na própria clínica.

O agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone.

Veja onde os exames estão disponíveis:

Sesc Ramos: Rua Teixeira Franco, 38. Tel.: 2290-2646.
Sesc Madureira: Rua Ewbank da Câmara, 90. Tels.: 3350-8295; 3350-1501, 2450-4885, 98566-4835 e 98491-0289.
Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita, 539. Tel.: 3238-2464.

Fonte: O Globo.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *