Brasil

Lula assume o compromisso de erradicar a fome no Brasil até o término do seu mandato, em 2026.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (16), durante o último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizado no Rio de Janeiro, que até o final de seu terceiro mandato, em 2026, nenhum brasileiro enfrentará a fome. O evento marcou o encerramento do G20 Social, uma série de debates voltados a estratégias para combater a fome e a pobreza.

“Quero falar para os milhões de pessoas que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se terão o que comer. Quero dizer que, hoje, pode não haver, mas amanhã haverá. É preciso coragem para transformar essa realidade cruel”, declarou Lula, reforçando o compromisso de sua gestão com a inclusão social.

Segundo o presidente, a produção global de alimentos é suficiente, mas falta comprometimento por parte dos governantes para incluir os mais pobres nos orçamentos públicos e assegurar o acesso à alimentação. “Já retiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, nenhum brasileiro estará passando fome”, garantiu.

O festival reuniu representantes governamentais, movimentos sociais e organizações não governamentais, destacando o compromisso do Brasil, na liderança do G20, de priorizar a fome e a pobreza como questões centrais nos debates globais.

“Quando trouxemos a fome para discussão no G20, foi para transformá-la em um tema político. Hoje, ela é tratada apenas como uma questão social, um número estatístico que ganha destaque nas eleições e depois é esquecido. Quem passa fome é invisibilizado no país”, criticou Lula.

O presidente ainda enfatizou que a fome não é um problema natural ou inevitável, mas uma responsabilidade coletiva dos líderes globais. “É como se ela não existisse, mas é nosso dever, como governantes do planeta, enfrentá-la”, concluiu.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *