Carro popular: governo apresenta pacote para baixar preços
Nesta quinta-feira (25), Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apresentou medidas para baratear os carros no país. A previsão é que os modelos fiquem abaixo de R$ 60 mil.
O anúncio ocorreu após uma reunião com associações que representam o setor, como a Anfavea e Fenabrave, além das principais montadoras.
A proposta de estímulo é transitória e para esse momento, no qual a indústria está com muita ociosidade, explica.
Ela está dividida em três pilares: social (carros mais baratos), de eficiência energética (que poluem menos) e densidade industrial (com peças de fabricação nacional). Quanto mais um produto apresentar esses requisitos, maior será o desconto.
O pacote deve entrar em vigor a partir de 15 dias, para o Ministério da Fazenda estabelecer questões fiscais.
Em coletiva de imprensa, Alckmin explicou também que o mercado automotivo no Brasil está passando por dificuldades, com quedas nas vendas. Um dos problemas está associado ao financiamento.
“70% é (pago) à vista, então quem não tem dinheiro para comprar à vista acaba não adquirindo o veículo. Nós estamos tendo um envelhecimento da frota”.
Exportação
O vice-presidente também anunciou o incentivo às empresas, via BNDES, para exportação. Ao todo, serão destinados R$ 4 bilhões.
Por Motor Show
Foto: Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) – Crédito: Divulgação