Internacionais

Com Selic a 10,75%, como ficam os rendimentos da poupança, Tesouro Direto e CDB?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 20, mais um corte de 0,50 ponto na taxa básica de juros. Com isso a Selic foi reduzida para 10,75% ao ano.

A alteração da taxa muda o rendimento de diversos investimentos atrelados à Selic, que passam a oferecer uma rentabilidade menos. No entanto, os investimentos de renda fixa seguem entregando ganhos acima da inflação e retorno maior que o da poupança.

Confira quanto será a valorização real de rendimentos com a nova Selic

De acordo com o buscador de investimentos Yubb, um investimento no Tesouro Selic vai ter um rendimento líquido real (descontada a inflação e imposto de renda) de 4,56% ao ano. O índice é maior que o da poupança, que vai pagar 3,80%. Já no CDB, o investidor deve pesquisar melhor em que banco colocar seu dinheiro. De acordo com a plataforma, o rendimento pode variar entre 5,79% e 2,51% ao ano. Veja abaixo o comparativo de rentabilidade dos principais investimentos em renda fixa:

Com Selic a 10,75%, como ficam os rendimentos da poupança, Tesouro Direto e CDB?© Fornecido por IstoÉ Dinheiro
 *Rendimentos isentos de Imposto de Renda

Regras da Poupança

Pela regras atuais, quando a taxa Selic é maior que 8,5% ao ano, a poupança tem uma rentabilidade de 0,5% ao mês e de 6,17% ao ano somada à Taxa Referencial (TR).

 A regra funciona assim:

  • Quando a taxa Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês, somada à Taxa Referencial (TR);
  • Quando a taxa Selic for menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic, somada à Taxa Referencial (TR).

Por Istoé Dinheiro

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *