Internacionais

Guiana acionará Conselho de Segurança da ONU contra Venezuela

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, disse em pronunciamento na 3ª feira (5.dez.2023) que acionará o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta 4ª feira (6.dez). O chefe do Executivo guianês afirmou já ter conversado com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para pedir providências em relação à intenção da Venezuela de incorporar parte do território de seu país.

Isso vai contra o direito internacional e constitui uma grande ameaça à paz e à segurança internacionais”, acusou Ali. “A Guiana levará amanhã esta questão ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, para que sejam tomadas medidas apropriadas por esse órgão.”

O governo guianês enxerga as ações de Maduro como uma ameaça iminente à sua integridade territorial e afirmou que sua Força de Defesa “está em alerta total”.

Também segundo o presidente da Guiana, outros parceiros internacionais, como a Caricom (bloco de cooperação econômica e política de nações caribenhas), a Commonwealth e países como o Brasil, EUA, Reino Unido e França, foram acionados.

Em referendo realizado no domingo (3.dez), mais de 95% dos eleitores aprovaram a criação de um Estado venezuelano chamado Guiana Essequiba no território que hoje pertence ao país vizinho.

Maduro apresentou um projeto de lei, na 3ª feira (5.dez), que regulamentará a criação do novo Estado. Os deputados da Casa deliberarão sobre a proposta nesta 4ª feira (6.dez).

O presidente venezuelano ainda ordenou que a PDVSA –estatal petroleira venezuelana– conceda licenças para exploração de petróleo e gás na região.

Mais tarde, Maduro publicou em seu perfil no X, o que chamou de “o novo mapa da Venezuela”, incluindo área incorporada da Guiana.

Guiana acionará Conselho de Segurança da ONU contra Venezuela

Guiana acionará Conselho de Segurança da ONU contra Venezuela© Fornecido por Poder360
Por Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *