Goiás

Leilão decide o destino das BR-060 e BR-452 em Goiás.

Aviva superou seus concorrentes ao oferecer um desconto de 18,07% na tarifa de pedágio

SÃO PAULO (FOLHAPRESS) – O Consórcio Rota Verde Goiás, liderado pelo fundo de investimentos Aviva, venceu a disputa pelo leilão da concessão Rota Verde, que abrange trechos das BR-060 e 452. A oferta da Aviva, que propôs um desconto de 18,07% sobre a tarifa de pedágio, superou as propostas de outros três consórcios, realizado nesta quinta-feira (12) na B3 (Bolsa de Valores).

O leilão foi marcado por intensa disputa entre fundos de investimento. Durante a fase de viva-voz, onde as ofertas são gradualmente ajustadas até um valor final, o consórcio liderado pela Aviva disputou o primeiro lugar com o BTG e o Consórcio Rota Cerrado, formado pela XP e outras construtoras.

O fundo de infraestrutura do BTG apresentou o segundo maior lance, com um desconto de 17,97%, mas não conseguiu superar a proposta da Aviva. Já o Consórcio Rota Cerrado ofereceu um deságio de 10,88%.

Vale destacar que um aporte (caução) é exigido apenas quando o desconto na tarifa é superior a 18%. Nesse caso, o investidor precisa aplicar recursos adicionais para cada 1% de deságio adicional, de forma cumulativa. Esses recursos serão destinados integralmente à concessão, sendo usados para a execução de obras não previstas inicialmente.

Antes do leilão, o ministro Renan Filho comentou sobre a modelagem adotada pelo governo federal, destacando a diferença em relação ao modelo utilizado pelo Governo de São Paulo. “No Governo de São Paulo, a disputa é por maior outorga, o que impacta diretamente no cálculo da tarifa. No nosso modelo, vence quem apresentar a menor tarifa e, quando o desconto ultrapassa 18%, existe uma curva para evitar descontos excessivos, como acontecia no passado, que resultavam na não conclusão das obras”, explicou.

Editorial Caldas Noticias.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *