Brasil

O que se sabe sobre a queda de avião que resultou em 10 mortes em Gramado

Na manhã deste domingo (22/12), um avião de pequeno porte caiu no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente resultou na morte dos 10 passageiros a bordo. A aeronave privada pertencia ao empresário paulista Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, que também pilotava o avião. Ele viajava com sua esposa, três filhas, a sogra e outros familiares.

Durante coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que não há registro de pessoas desaparecidas. A aeronave percorreu cerca de 3 km após a decolagem e caiu minutos depois.

Segundo informações preliminares, o avião colidiu com casas localizadas na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias turísticas da cidade, famosa por suas decorações natalinas nesta época do ano. O acidente ocorre em um momento em que o estado do Rio Grande do Sul busca fortalecer o turismo para impulsionar a economia após enfrentar enchentes históricas neste ano.

De acordo com a Infraero, o avião decolou de Canela, cidade vizinha de Gramado, às 9h15, com destino a Jundiaí, em São Paulo. Relatos indicam que a aeronave atingiu a chaminé de um prédio antes de colidir com o segundo andar de uma casa e, posteriormente, cair sobre uma loja. Destroços também atingiram uma pousada próxima.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil foram mobilizadas para atender às vítimas e iniciar as investigações. Pelo menos 17 pessoas foram levadas a um hospital da região, onde receberam os primeiros socorros. Destas, cinco já foram liberadas, enquanto dois pacientes permanecem em estado grave, sendo um transferido para Porto Alegre. As vítimas foram atendidas por inalação de fumaça e, em alguns casos, queimaduras.

A Secretaria de Segurança Pública do RS informou que o incêndio causado pelo acidente foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de precaução na remoção da aeronave para evitar o colapso do prédio atingido. Maquinários estão sendo utilizados para remover os destroços e os corpos, enquanto peritos trabalham para restabelecer a conexão viária entre Canela e Gramado.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciou a apuração das causas do acidente. Em nota, o Cenipa afirmou que a duração da investigação dependerá da complexidade da ocorrência e da necessidade de identificar fatores contribuintes.

Manifestações de autoridades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou solidariedade às famílias das vítimas em uma mensagem no X (antigo Twitter). Ele também desejou rápida recuperação aos feridos e destacou que a Aeronáutica investiga as causas do acidente, com o Governo Federal à disposição do estado e autoridades locais.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT-RS), também utilizou o X para manifestar apoio e informou estar em contato com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP). Ele afirmou que a estrutura do Governo Federal está à disposição.

Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro dos Portos e Aeroportos, prestou solidariedade às famílias das vítimas e relatou ter conversado com o governador e as autoridades locais sobre o apoio necessário.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) também se manifestou, lamentando a tragédia e oferecendo solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

Editorial Caldas Noticias.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *