Produção da agroindústria recuou 3,6% em março
Menor número de dias úteis em comparação ao mesmo mês de 2023 afetou desempenho
O resultado da produção da agroindústria brasileira em março foi afetado pela menor quantidade de dias úteis do mês em relação a março do ano passado. Com isso, o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), elaborado pelo Centro de Estudos do Agronegócio FGV Agro, recuou 3,6% na comparação anual.
Foi a primeira retração do indicador registrada neste ano. O mês de março de 2024 teve 20 dias úteis, enquanto março de 2023 teve 23 dias úteis.
Em relação a fevereiro, a produção agroindustrial teve expansão de 1,8%, já considerando o ajuste sazonal. Nessa base de comparação, a produção do segmento de produtos alimentícios e bebidas avançou 2,7%, enquanto o segmento de produtos não-alimentícios teve alta de 0,7%.
No primeiro trimestre, a produção da agroindústria cresceu 1,6%. O indicador do período avançou mesmo com um número menor de dias nos três primeiros meses deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2023.
O FGV Agro estima que a produção agroindustrial deste ano vai crescer 2%. Essa alta deve ser puxada pelo segmento de produtos alimentícios e bebidas, para o qual o centro de estudos projeta expansão de 4,2%.
Essa projeção, porém, ainda não incorporou os danos causados pelas enchentes ao parque industrial do Rio Grande do Sul. O centro de estudos lembra que o Estado tem “participação relevante” na agroindústria do país.
Por GR