Santa Catarina registra neve pela 2ª vez no mês
Frente fria que avança sobre o Brasil traz ar frio de origem polar para grande parte do centro-sul
A frente fria que avança sobre o Brasil traz um ar frio de origem polar para grande parte do centro-sul do País. Pela segunda vez no mês uma cidade do Estado de Santa Catarina registrou neve. O fenômeno aconteceu no sábado, 24, em Bom Jardim da Serra, na Serra, onde as temperaturas chegaram a 3,93ºC, por volta das 16h.
Segundo a Defesa Civil, a combinação das baixas temperaturas com a umidade disponível foi responsável por trazer precipitação invernal para a Serra catarinense. Conhecida internacionalmente pelo frio, a região serrana já registrou o fenômeno neste mês. O episódio aconteceu em São Joaquim, entre a noite do dia 9 de agosto e a madrugada do dia 10.
“A passagem de uma frente fria e uma massa de ar frio favoreceu o declínio das temperaturas em boa parte das regiões, sobretudo no Planalto Sul”, disse a Defesa Civil, que alertou que há condições favoráveis para mais registros de neve neste domingo, 25.
Recomendações da Defesa Civil
Com a previsão de frio intenso, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados. Recomenda-se o uso de agasalhos adequados e a permanência em locais abrigados.
“A atenção deve ser especial com grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas enfermas e em situação de vulnerabilidade social”, recomenda.
Além disso, a Defesa Civil aconselha que as famílias reforcem os cuidados em suas residências, evitando exposição desnecessária ao frio e monitorando a previsão do tempo para garantir a segurança durante esse período.
Fonte: Portal Terra.