Saúde

Saúde promove campanha de incentivo à amamentação

O Governo de Goiás vai desenvolver uma ampla ação com o objetivo de incentivar as mães a amamentarem exclusivamente com o leite materno os recém-nascidos nos primeiros 6 meses de vida e mantê-lo associado a outros alimentos até os 2 anos.

A partir desta sexta-feira (1°/08) tem início a Campanha Agosto Dourado, realizada ao longo do mês pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) com o apoio das prefeituras municipais de todo o território goiano.

Essa grande ação terá como destaques a Semana Mundial do Aleitamento Materno, programada para acontecer no período de 1° a 7 de agosto com atividades desenvolvidas nos municípios, e o 2º Workshop Aleitamento Materno: Possibilidades, Contradições e Barreiras, a ser realizado em 28 de agosto. O secretário da Saúde, Rasível Santos, pontua que o aumento da prevalência da amamentação constitui uma das prioridades da gestão estadual.

Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, realizado em 2019, a prevalência de aleitamento materno entre crianças menores de 2 anos no Brasil foi de 60,3%, sendo maior nas regiões Norte (66,3%), seguida das regiões Nordeste (63,2%) e Centro-Oeste (63,1%).

A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 4 meses foi de 59,7% no Brasil. A região Centro-Oeste apresentou a maior prevalência (64,1%), seguida das regiões Sudeste (61,3%) e Sul (60,3%). O percentual tem avançado a cada ano, mas ainda está abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 70%.

Projetos e ações

A SES-GO, conforme o secretário, está implementando o projeto Rede Nascer em Goiás, que visa diminuir os índices de mortalidade materna e infantil.

“Esse programa prevê a assistência integral às gestantes e aos recém-nascidos em toda a rede de saúde, com o acompanhamento e orientações contínuas às mães sobre a importância da amamentação e os cuidados imprescindíveis à saúde do bebê”, enfatiza Rasível Santos.

O titular da SES-GO assinala que a amamentação traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. O leite materno, conforme diz, é o alimento ideal porque fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger o bebê de diversas doenças.

Para as mães, a amamentação ajuda na recuperação após o parto, reduz o risco de câncer de mama e fortalece o vínculo afetivo com o bebê.

Semana da Amamentação

A SES-GO solicitou o envolvimento dos representantes dos municípios na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema central Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis.

“Fizemos uma reunião no dia 23 de julho com a participação de 180 gestores e profissionais de saúde, onde solicitamos o apoio para a conscientização sobre a amamentação”, destaca o secretário.

A Campanha Agosto Dourado será finalizada com o 2º Workshop Aleitamento Materno: Possibilidades, Contradições e Barreiras. O evento, previsto para ser realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás, terá como clientela profissionais da SES-GO e dos municípios que atuam diretamente com a assistência à mulher e à criança.

Na oportunidade serão debatidos diversos temas, entre eles a Rede Nascer em Goiás e Os desafios da amamentação.

O secretário ressalta que a SES-GO tem em sua estrutura o Banco de Leite Humano, instalado nas dependências do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu). Essa unidade faz a doação do leite materno às mães que enfrentam dificuldades em amamentar os filhos.

O alimento natural é fundamental para garantir a nutrição e a sobrevida dos bebês prematuros e de baixo peso. Só neste ano, entre os meses de janeiro a julho, o Banco de Leite Humano fez a coleta de 915 litros de leite.

Fonte: Secretaria da Saúde – Governo de Goiás.

Foto: Agência Cora / Iron Braz/SES.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *