Saúde

Vacina experimental contra câncer apresenta testes iniciais promissores

Cientistas agora se preparam para iniciar testes clínicos em humanos

Uma vacina experimental desenvolvida por cientistas da Universidade da Flórida apresentou resultados promissores contra o câncer em testes com camundongos. A formulação, baseada em RNA mensageiro (mRNA), estimulou o sistema imunológico a atacar diferentes tipos de tumores, incluindo os resistentes a tratamentos convencionais. O estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.

Diferente de outras vacinas oncológicas, essa não é personalizada para um tipo específico de câncer. Ela age como se o organismo estivesse enfrentando uma infecção viral, provocando uma resposta imune ampla. Com isso, as células de defesa passaram a reconhecer e destruir as células tumorais.

Nos testes, a vacina foi combinada com imunoterapias já existentes, como os inibidores de checkpoint imunológico. A estratégia teve sucesso em casos de melanoma, câncer ósseo e cerebral, fazendo com que alguns tumores desaparecessem. O segredo foi forçar os tumores a expressarem a proteína PD-L1, tornando-os mais visíveis ao sistema imune.

A tecnologia usada é similar à das vacinas de mRNA contra a covid-19. Os cientistas agora se preparam para iniciar testes clínicos em humanos. Se os efeitos forem confirmados, a vacina poderá representar um avanço importante rumo a uma imunização universal contra o câncer.

Fonte: Jornal Opção.

Foto: Cottonbro / Pexels.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *