Caldas Novas

9°BBM e SEMAD já estão se preparando para a prevenção de incêndios na Serra de Caldas

Emprego de Guarnição da Força-Tarefa Especializada de Combate a Incêndios Florestais no PESCAN e demais Unidades de Conservação.

Nesta data, teve início o emprego de uma Guarnição composta por quatro Bombeiros Militares da Força-Tarefa Especializada de Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), que atuará em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN).

A atuação se estenderá até o final do período de estiagem, com término previsto para o dia 03 de novembro de 2025.

O emprego dessas guarnições especializadas será realizado em sete Unidades de Conservação (UCs) estaduais sob gestão da SEMAD, que apresentam alto risco de ocorrência de incêndios florestais, em virtude do prolongado período de estiagem característico do clima goiano.

As UC´s contempladas são:

  • Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP);
  • Parque Estadual dos Pirineus (PEP);
  • Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN);
  • Parque Estadual de Terra Ronca (PETER);
  • Parque Estadual da Serra Dourada (PESD);
  • Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP);
  • Estação Ecológica de Nova Roma (EE Nova Roma).

O principal objetivo da operação é desenvolver um conjunto de ações coordenadas, com foco na prevenção e na resposta rápida e eficaz aos incêndios florestais nessas unidades. A iniciativa também visa fortalecer a cooperação interinstitucional, promovendo a integração entre os órgãos parceiros envolvidos na proteção do patrimônio ambiental do Estado de Goiás.

Veja o decreto:

Decreto nº 10.725

Fonte: 9° BBM de Caldas Novas.

Foto: Governo de Goiás / Bombeiros Militar de Goiás.

caldasnoticias

As principais e as últimas notícias do Brasil e do mundo com credibilidade na informação sobre Caldas Novas, Rio Quente, esportes, saúde, política e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *