Rota Além das Águas avança e ganha conceito e marca
Colaboração, reflexão e criatividade tomaram conta da apresentação do branding da rota, que tem suporte do Sebrae
A chamada Região das Águas Quentes, formada pelos municípios de Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba, situadas no sul do estado registram uma média de 128 meios de hospedagem na região, entre flat, apart-hotel, hotel, pousada e condomínio residencial. As cidades ainda contam com mais de 4 mil empresas formais (IBGE/2020), em sua maioria de produtos e serviços vinculados ao turismo.
E foi pensando nesse cenário que os empresários locais integrados ao Programa Turismo 4.0, uma iniciativa do Sebrae, resolveram criar a “Rota Além das Águas” para propor estratégias multissetoriais, envolvendo os segmentos da gastronomia, patrimônio histórico e cultural, promoção de shows e eventos, além do turismo ambiental.
O projeto tem a expectativa de alinhar as demandas do mercado e propor ações em conjunto entre os participantes para fortalecer a economia. Para isso, o Sebrae e toda a sua equipe de analistas e consultores viabilizaram a criação de todo o branding da rota que foi apresentada por Marcelo Safadi do Grupo Articum na manhã desta segunda-feira (09). “Em um mundo onde a diferenciação e a conexão são cruciais, o branding emerge como uma ferramenta essencial para empresas e organizações”, explicou Marcelo.
Experiência, inspiração, inovação, sabores, originalidade, qualidade e saudabilidade foram as palavras chaves mais utilizadas pelos membros da rota. E foi justamente através delas que a equipe da Articum chegou nos princípios de posicionamento no mercado e na criação do conceito da marca.
Para Marcelo, o desafio de criar o branding de uma rota é devido a coletividade. “Quando vamos desenvolver para muitas empresas temos a complexidade de agradar todo mundo. Mas aqui foi diferente, a paixão das pessoas pelo seu negócio é inigualável e nos deu tranquilidade para trabalhar e criar algo para dialogar com todas as marcas”, explicou.
O conceito foi aprovado por unanimidade por todos os presentes e recebeu diversos elogios como o da empresária Paula Kelle. “O mais interessante de tudo é a sintonia das cores e dos elementos”, garantiu. Vale ressaltar que a consistência e autenticidade transmitidas por um branding sólido constroem confiança. De acordo com estudos os consumidores são mais propensos a se envolver e confiar em marcas que comunicam clareza e integridade.