Goiás

Goiás deve ganhar 40 pontos de recarga para carros elétricos

Goiás deve ganhar 40 pontos de recarga para carros elétricos

Goiás conta atualmente com apenas 27 estações públicas de carregamento de carros elétricos.

Goiás conta atualmente com 27 estações públicas de carregamento de carros elétricos. Destes, 19 estão na capital. A boa notícia é que pode ganhar mais 40 novos pontos de recarga até o primeiro trimestre de 2023. A meta é da startup goiana YelloMob, voltada para soluções de mobilidade elétrica. Primordialmente, pretende instalar os equipamentos em Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Caldas Novas, Pirenópolis e Valparaíso de Goiás.

Brasília também está na lista, com planos para em breve expandir os pontos para eixos de viagem interestaduais, entre Minas Gerais e São Paulo.

Empresa do segmento de energia solar no mercado desde 2016, a YellotMob quer atender a demanda de um setor em crescimento. Segundo o Detran-GO, até setembro, Goiás registrou o emplacamento de 453 veículos eletrificados. Aliás, de olho no mercado e pioneira no Centro-Oeste, a startup já começou a atuar no Estado com a instalação de estações de carregamento em locais estratégicos, duas delas em parceria com o Empório Prime e a City Soluções Urbanas.

 

Outra frente de atuação envolve parcerias para ampliar a rede de eletromobilidade para rotas turísticas e econômicas.

“Nosso foco está nos principais atrativos turísticos, além de shoppings, restaurantes, pontos de conveniências, postos de combustíveis e redes de estacionamentos. Estamos fazendo estudo de geolocalidade para ter assertividade e proporcionar aos proprietários de veículos elétricos maior autonomia de deslocamento, comodidade e conforto durante suas atividades do dia a dia”, explica CEO da YellotMob, Marcus Tabosa.

Autonomia

Para viajar com um carro elétrico é preciso planejar sistematicamente a rota, uma vez que a autonomia média desses carros é de cerca de 300 quilômetros. Ou seja, o avanço do segmento ainda esbarra na infraestrutura. “A instalação de pontos de carregamento é importante para passar mais segurança aos usuários e ajudar a difundir a mobilidade elétrica”, frisa Tabosa.

Além disso, a economia é certa, apesar do custo mais elevado dos veículos elétricos. Em um cálculo médio, considerando a quantidade de energia necessária de um dos modelos mais vendidos, o Nissan Leaf (autonomia de 272 km), multiplicada pela tarifa de energia em baixa tensão (0,92 R$/kWh), o preço de abastecimento é de R$ 37. Para encher um tanque de 45 litros com a gasolina a R$ 5 custa R$ 225, quase sete vezes mais.

Fonte da matéria: Empreender em Goiás.

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